Workshops

A sedução da voz – A história do canto feminino no Brasil de Carmen Miranda a Alice Caymmi
Mauro Ferreira

Jornalista especializado em música brasileira

Ministra workshop sobre a história e a evolução do canto feminino nacional

O inédito workshop A sedução da voz vai de Carmen Miranda a Alice Caymmi, passando por todas as grandes cantoras do Brasil

O Brasil é reconhecidamente um país de cantoras. Solo fértil para o crescimento e propagação de vozes femininas, o país historicamente tem produzido cantoras de sucesso desde 1930, ano da explosão nacional de Carmen Miranda, em linhagem que vai até o presente, com consagração de Alice Caymmi. Mas que vozes de mulheres se fizeram ouvir entre Carmen Miranda e Alice Caymmi? Qual a linha evolutiva do canto feminino no Brasil? Essas e muitas outras questões sobre um assunto que desperta paixões nacionais – as cantoras do Brasil – serão respondidas pelo jornalista carioca Mauro Ferreira no inédito workshop A sedução da voz – A história do canto feminino no Brasil - De Carmen Miranda a Alice Caymmi, promovido pela empresa Art Hunter Produções dia 07 de maio 2016, das 10:00 às 13:00, em Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro. Estruturado em oito dinâmicos módulos, o workshop vai abordar as trajetórias das cantoras da era do rádio, das vozes da Bossa Nova, das estrelas da MPB e do samba dos anos 1970, das roqueiras brasileiras dos anos 1980, de Marisa Monte e das artistas que fizeram seu nome no mercado independente a partir dos anos 2000. As inscrições já podem ser feitas através do site da empresa www.arthunter.com.br

Além de discorrer sobre a história do canto feminino no país, montando um painel da evolução da música brasileira e do mercado fonográfico nacional, Mauro Ferreira vai apresentar ao longo do workshop algumas gravações originais de cantoras brasileiras que ilustram e legitimam o que vai ser explanado em cada módulo.

Bônus

Ao participar deste workshop, você ganhará de brinde o livro do autor: “Cantadas – a sedução da voz feminina em 25 anos de jornalismo musical”!

 


Inscrições Abertas


Pré-inscrição


 
 

Palestrante

Jornalista musical com quase 30 anos de carreira e com longa passagem pelo jornal O Globo, Mauro Ferreira é atualmente crítico da revista Rolling Stone e do jornal O Dia, onde assina a coluna Estúdio desde 1998, já tendo publicado textos no suplemento de música do jornal O Estado de S. Paulo e da extinta revista Bizz. Mauro é autor do livro Cantadas – A sedução da voz feminina em 25 anos de jornalismo musical, editado em 2013. No livro, o jornalista apresenta ensaios inéditos sobre 25 cantoras ainda em atividade na cena nacional, em seleção que vai de Elza Soares a Tulipa Ruiz. O jornalista é especializado em música brasileira, sendo referência no apaixonante assunto cantoras do Brasil.

Data
07/05/2016
De 10:00 às 13:00
Local
Rua Visconde de Pirajá, 330 auditório - Ipanema - RJ
Valor/Forma de Pagamento
R$ 190,00
cartão (até 4x sem juros) ou boleto (ambos pelo PagSeguro)
depósito em conta
Informação após pré-inscrição
Público
jovens e adultos interessados na história da música brasileira